«« Voltar
IV Curso de Nós Cirúrgicos e Suturas
Protocolo do SIGProj:   265553.1464.150338.27032017
De:24/07/2016  à  16/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Josemberg Marins Campos
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Cirurgia - Cirurgia
Resumo da Ação de Extensão
  O método de ensino médico fundamentado no uso de simulações para treinamento clínico e cirúrgico vem se tornando um instrumento fundamental para a formação médica, implementando e desenvolvendo capacidades homogêneas e um alto nível resolutivo clinico-cirúrgico no medico recém-formado. A presente proposta faz parte de um estudo experimental, analítico, controlado e prospectivo, com metodologia de enfoque construtivista constituído por 03 módulos: Modulo I, Curso Continuo de Nós e Suturas Cirúrgicas; atividade pratica de programação mensal e autofinanciada em todas suas etapas, com 20 horas acadêmicas, aberta a todo estudante de medicina. O modulo II, Curso de Paramentação e Instrumentação Cirúrgica, atividade que será executada a cada 3 meses, também autofinanciada e aberta para todos os estudantes de medicina. Modulo III, de cirurgia experimental, para este modulo serão conformadas quatro equipes cirúrgicos de quatro estudantes selecionados dentre as medias mais altas obtidas dos módulos I e II. O principal objetivo do projeto é promover o contato precoce do estudante com a área cirúrgica da medicina estimulando e desenvolvendo suas habilidades e destreza cirúrgicas elementares mediante o uso de uma metodologia dinâmica e desenvolvedora que facilite sua formação contínua, gradual e sequenciada garantindo o desenvolvimento, domínio e aprimoramento de suas habilidades manuais na execução de nós e suturas cirúrgicas.
Palavras-chave
   Nós, sutura, técnica cirúrgica, metodologia construtivista
Público-Alvo
  O projeto tem como população alvo estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco e outras universidades locais, do interior e de outros estados vizinhos além de residentes de primeiro ano da especialidade de cirurgia geral dos hospitais locais.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Pagina do Facebook: Grupo de Pesquisa e Inovação Trauma - Choque Correio Eletrônico: traumaemergencia@outlook.com Pesquisador responsável: Dr. Milton Ignacio Carvalho Tube Cel. Fone. 81-999242044
«« Voltar