«« Voltar
IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICAS ALTERNATIVAS CHINESAS NA CONDUTA FISIOTERAPÊUTICA PADRÃO EM PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON
Protocolo do SIGProj:   262453.1384.129350.07032017
De:12/03/2017  à  27/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Eduardo Jose Nepomuceno Montenegro
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Fisioterapia - Fisioterapia (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  A doença de Parkinson, denominada como parkinsonismo primário, é uma degeneração crônica do sistema dopaminérgico do sistema nervoso central que tem evolução lenta mais constante, com alto grau de incapacidade. Até agora, primeira década do século XXI, não foi desenvolvido nenhuma técnica de intervenção ou droga que possa reverter às lesões no sistema nervoso central promovido por esta patologia. Atualmente as drogas utilizadas retardam o avanço da doença, mas trazem diversos efeitos colaterais e com o passar do tempo de uso possam se tornar tão perigosas quanto à própria doença. A fisioterapia através de seus métodos e técnicas tem contribuído de forma impactante no retardo da evolução do quadro clínico, podendo até reduzir a quantidade de droga utilizada. A evolução desta enfermidade também esta ligada ao processo de envelhecimento natural do SNC. O envelhecimento é um processo natural e muito bem visto na sociedade atual ocidental, mais já vem sendo cultivado há muito tempo pela sociedade oriental, que preza um envelhecimento com qualidade de vida. Por isto nesta sociedade há séculos vem se desenvolvendo técnicas físicas para promover estes objetivos. Estas técnicas não servem apenas para prevenir, mas também para tratar. Diversos centros mundiais estão utilizando o Tai Chi Chuan e o Lian Gong para tratar e melhorar o quadro clínico de pacientes com doença de Parkinson. Temos como objetivo implantar estas técnicas gradativamente no atendimento de pacientes com a doença de Parkinson na Universidade Federal de Pernambuco, levando em consideração as características e a diversidade cultural destes pacientes.
Palavras-chave
   TAI CHI CHUAN, LIAN GONG, PARKINSON, FISIOTERAPIA
Público-Alvo
  SERÃO PACIENTES DO MAL DE PARKINSON QUE ESTEJAM COM SEU QUADRO CLINICO ENQUADRADO NO ESTAGIO I-III NA ESCALA DE HOEHN-YAHR. SERÃO RECRUTADOS 20 PACIENTES DE AMBOS OS SEXOS.
Situação
  Atividade CANCELADA
Contato
  
«« Voltar