«« Voltar
Gênero, raça e direitos humanos na produção de conteúdos do Observatório de Mídia da UFPE
Protocolo do SIGProj:   262423.1413.224582.06032017
De:31/03/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Maria da Conceição Veloso
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Unidade de Origem
  COMUNICAÇÃO SOCIAL - COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo da Ação de Extensão
  A criação de observatórios de mídia foi uma recomendação já presente no Fórum Social Mundial ocorrido em Porto Alegre, em 2002. Além disso, esses grupos também foram objeto de propostas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, ocorrida em dezembro de 2009, no Brasil, sobretudo nas proposições de número 378, 627 e 347, sendo as duas primeiras aprovadas por consenso e a última com índice superior a 80%. Eles fazem parte do que Claude-Jean Bertrand (1999) chama de sistemas de responsabilização da mídia ou MAS. Os MAS são mundialmente utilizados no controle social da mídia. Eles agem, principalmente, contra duas forças presentes em quase todos os lugares: “privatização da mídia estatal e desregulamentação da mídia privada” (BERTRAND, 1999, p. 17). O Observatório da Mídia, em Pernambuco, vem preencher uma lacuna existente no Brasil relativa à participação da sociedade nos meios de comunicação. Com a proposta de produzir conteúdo com o olhar voltado às questões relativas aos direitos humanos, além de analisar sistematicamente os conteúdos veiculados nas principais mídias – televisão, rádio e jornais – o grupo promoverá o envolvimento das diversas instâncias da Universidade (graduação, pós-graduação e extensão) e da sociedade. Além disso, objetivando uma abordagem interdisciplinar, o grupo buscará a interação com diversos centros e pesquisadores da UFPE Com os quais o tema converge.
Palavras-chave
   Raça, observatório, direitos humanos, gênero, mídia.
Público-Alvo
  Movimentos sociais, ONGs, Sindicatos, estudantes de comunicação e áreas afins, docentes da UFPE, integrantes do Instituto África e pessoas de outras universidades que compreendem que a criação de observatórios de mídia foi uma recomendação já presente no Fórum Social Mundial ocorrido em Porto Alegre, em 2002. Além disso, esses grupos também foram objeto de propostas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, ocorrida em dezembro de 2009, no Brasil, sobretudo nas proposições de número 378, 627 e 347, sendo as duas primeiras aprovadas por consenso e a última com índice superior a 80%. Eles fazem parte do que Claude-Jean Bertrand (1999) chama de sistemas de responsabilização da mídia ou MAS. Os MAS são mundialmente utilizados no controle social da mídia. Eles agem, principalmente, contra duas forças presentes em quase todos os lugares: “privatização da mídia estatal e desregulamentação da mídia privada” (BERTRAND, 1999, p. 17).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Ana Maria da Conceição Veloso E-Mail: anavelosoufpe@gmail.com
«« Voltar