«« Voltar
Os livros paradidáticos e o STP MOTION como ferramentas extensionistas de ensino e aprendizagem na Interiorização da Educação Pública em Pernambuco
Protocolo do SIGProj:   261467.1413.94287.06032017
De:31/03/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Kênio Erithon Cavalcante Lima
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAV - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
Unidade de Origem
  LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - NÚCLEO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo da Ação de Extensão
  A Interiorização do Ensino Superior público através do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE) viabiliza a formação de professores nas áreas das Ciências Biológicas e da Educação Física, no compromisso de qualificar a Educação Básica da região. O processo de formação dos professores e a atuação desses nos mais diversos municípios do interior de Pernambuco demandam repensarmos constantemente estratégias que viabilizem a prática docente, entendendo a realidade dos municípios desse mesmo interior para aproximar recursos e discussões conceituais à qualidade do ensino então ofertado. Correlacionar tanto o processo da Interiorização do Ensino Superior público e a formação continuada de professores parceiros e/ou egressos do CAV-UFPE demandam estudos, intervenções e ações extensionistas no compromisso de melhor entendermos e intervirmos para melhor beneficiarmos a região. Assim, pretendemos dar continuidade e ampliarmos ações trabalhadas no projeto PIBEX Temático 2016, em que investigamos quais as principais necessidades de formação continuada dos nossos licenciados egressos de nossos cursos para viabilizarmos ações futuras, propostas pelo CAV-UFPE. De posse desse diagnóstico, reafirmamos a importância de se trabalhar estratégias e recursos didáticos para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem aos estudantes assistidos por professores da Educação Básica da região. Propomos então trabalhar com a confecção de livros paradidáticos e STOP MOTION como recursos e estratégias que aproximem conceitos e técnicas de ensino, aplicados à Educação Básica, além de viabilizarmos visitas e oficinas para trabalhar tais recursos com os professores, na perspectiva da formação continuada, disseminando conhecimento na sociedade e colaborando à construção do profissional da Educação Básica.
Palavras-chave
   Formação de Professores, Recursos Didáticos, Interiorização da Educação Superior Pública, Livros Paradidáticos.
Público-Alvo
  Professores e Estudantes da Educação Básica pública da região Licenciandos em Ciências Biológicas e em Educação Física do CAV-UFPE
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE)
«« Voltar