«« Voltar
Projeto de Toxicovigilância, Informação, Auxílio Diagnóstico e Terapêutico nos Acidentes com Animais Peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro. (Cópia) 22-02-2017
Protocolo do SIGProj:   260426.1395.49971.13032017
De:31/12/2016  à  29/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  José Paravidino de Macedo Soares
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  HUAP - Hospital Universitário Antônio Pedro
Unidade de Origem
  HUAP - Setor do HUAP
Resumo da Ação de Extensão
  Os acidentes por animais peçonhentos são muito comuns em todo o Brasil, sendo a segunda causa de agravo notificada nos Centros de Intoxicações existentes no país, sendo as serpentes os animais mais frequentemente envolvidos. Segundo dados do SINAN, estes acidentes e os óbitos associados vem crescendo progressivamente no país. O CCIn Niterói, desde o final da década de 1980 vem contribuindo para o conhecimento do perfil das intoxicações, melhoria no diagnóstico e tratamento. O CCIn é integrante da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (RENACIAT). Os objetivos principais do Projeto são: 1. prestar informações especializadas para auxílio diagnóstico e terapêutico aos profissionais de saúde de todo o Estado, especialmente os profissionais dos Polos de Atendimento para a realização de soroterapia específica; 2. registrar e disponibilizar os dados de acidentes com animais peçonhentos notificados ao CCIn-HUAP-UFF; 3. conhecer dados de ocorrência de acidentes, distribuição e comportamento clínico destas intoxicações, além de disponibilizar e realizar análise epidemiológica dos casos de acidentes com animais peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro, a partir dos das notificações realizadas ao CCIn-HUAP-UFF no período do projeto; 4, capacitar acadêmicos bolsistas na identificação dos animais peçonhentos, diagnóstico e tratamento - Toxinologia.
Palavras-chave
   intoxicação, toxicovigilância, envenenamento, prevenção, Centros de Informação e Assistência Toxicológica
Público-Alvo
  Para assistência/prestação de informação especializada no auxpilio diagnóstico e na definição terapêutica: profissionais de saúde Para assistência: população do Estado do Rio de Janeiro – população do Estado do Rio (população estimada/2009: 16.010.386 - Fonte: DATASUS, 2009) - população sob risco de acidentes com animais peçonhentos: serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, lagartas, lacraia, caravelas, água-viva, dentre outros; Para Educação/Capacitação/Treinamento: Graduados e graduandos da área de Saúde (Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biologia e Medicina Veterinária), sob demanda e em projetos específicos. Instituto Vital Brasil: cooperação técnica no atendimento das demandas das Unidades de Saúde, Pólos de Atendimento à Soroterapia, capacitações e projetos específicos. Na estimativa da quantidade de pessoas nas categorias dos tipos de público optou-se por definir apenas o público interno da ação, considerando as suas características e dificuldade de especificar precisamente o número de pessoas nas demais categorias. Assim, os demais foram incluídos em outros.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Ana Claudia Lopes de Moraes e Italo Martins de Oliveira Júnior
«« Voltar