«« Voltar
Meio ambiente e recursos pesqueiros no estuário do Rio Formoso (PE): Pescadores, marisqueiras e ecólogos juntos contra a poluição
Protocolo do SIGProj:   260275.1413.249865.03032017
De:31/03/2017  à  28/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Elisabeth de Araújo
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CTG - CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  OCEANOGRAFIA - OCEANOGRAFIA
Resumo da Ação de Extensão
  No município de Rio Formoso (PE) existe uma comunidade de pescadores artesanais que hoje sofre com o declínio do pescado, fonte de renda deles. Uma das principais causas disso é a poluição gerada pelas usinas de cana de açúcar e pelo despejo de esgoto e resíduos sólidos nos rios e mangues que formam o complexo estuarino. Esses impactos antropogênicos fazem parte da realidade atual exigindo uma nova forma de ação por parte da sociedade e órgãos gestores, promovendo mudanças positivas para os pescadores e a natureza. Frente a isso, o presente projeto pretende fazer com que discentes e docentes ecólogos da UFPE trabalhem diretamente com essa comunidade de pescadores para que, juntos, busquem soluções ambientais e sociais para o problema. São previstas reuniões mensais com a Colônia de Pescadores, representantes da prefeitura e de outros órgãos gestores, como a SEMA-PE, para entender e gerir os impactos que destroem os recursos pesqueiros. Para avaliar os efeitos causados pela poluição, serão realizadas entrevistas com os pescadores e marisqueiras e coleta de água em pontos estratégicos dos rios. Espera-se com esse projeto produzir resultados teóricos e práticos, que serão publicados em revista científica; gerar um mapa contendo os principais focos de contaminação e possíveis indicadores das causas e seus efeitos relativos à poluição do estuário. Espera-se também participar efetivamente do III Encontro da Pesca do município e realizar mutirões de limpeza dos rios e manguezais do estuário. Finalmente o mais importante desse projeto é que haja um aprendizado mútuo de cidadania e respeito.
Palavras-chave
   Pescadores artesanais, Poluição, Política
Público-Alvo
  O público alvo do projeto incluirá docentes e discentes da universidade e a participação de pescadores artesanais e da prefeitura do município de Rio Formoso (PE)
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Paulo Wanderley de Melo - celular: (81) 991688854
«« Voltar