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Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa: Formação de professores alfabetizadores numa Escola do Campo-Perspectivas e Desafios
Protocolo do SIGProj:   256032.1292.273347.28122016
De:24/11/2015  à  30/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Luzanira de Deus Pereira da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
   O presente projeto tem a finalidade de constituir-se em um estudo investigativo e critico no que tange a aprendizagem no ciclo de alfabetização e formação continuada de professores/as alfabetizadores/as do campo promovida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC ,bem como, a implantação e implementação do mesmo no espaço da escola do campo, no município de Corumbá. MS. Nesses últimos dez anos apesar das políticas de formação para professor/a alfabetizador/a, ainda vivenciamos a dura realidade de identificar que muitas crianças concluíram e ainda concluem sua escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas e a realidade do campo não é diferente da cidade. Nossa intenção de estudo centra o foco na educação do campo e a formação de seus/suas professores/as e o impacto na aprendizagem dos discentes. Tendo como norte de pesquisa algumas indagações: Qual o impacto da formação continuada (PNAIC) na prática docente e na aprendizagem de meninos e meninas do campo? Como o professor se vê frente às inovações e exigências das politicas educacionais contemporânea? Para realização da pesquisa nos apoiaremos nos documentos oficiais do PNAIC; nos pressupostos teóricos do enfoque Histórico- Cultural Vigotski (1996) e seus colaboradores, bem como nos atuais estudiosos da área como Mello(2015),Souza (2014) para maior compreensão acerca dos processos da aprendizagem no que tange a apropriação da escrita e da leitura no ciclo de alfabetização. Quanto formação de professores e educação do campo na perspectiva do letramento utilizaremos os seguintes autores : Soares (2012), Kleiman (1995) , Arroyo (1.999) entre outros.
Palavras-chave
   Politicas públicas PNAIC, Alfabetização, Aprendizagem, Infância
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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