«« Voltar
Educação, Saúde e Cultura em Territórios da Periferia Urbana
Protocolo do SIGProj:   254612.1327.217976.07122016
De:04/01/2017  à  19/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Gustavo de Oliveira Figueiredo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUTES - Núcelo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto atua no campo da educação em saúde com ações intersetoriais no Complexo de Favelas do Bairro de Manguinhos. A partir das unidades de saúde, das escolas públicas dos centros comunitários e parceiros institucionais públicos realiza ações de formação de professores, formação profissional interdisciplinar de profissionais do campo da saúde. Tem como objetivos melhorar as condições de vida da comunidade; atuar na organização comunitária e proporcionar experiências formativas aos profissionais e as famílias através de atividades educativas e culturais coletivas. Do ponto de vista metodológico orienta-se pela pesquisa-ação com arcabouço teórico da sociologia e da educação crítica. Os públicos alvos são discentes dos cursos de graduação das áreas de ciencias da saúde, ciencias humanas e ciencias sociais de universidades públicas além de discentes da graduação e pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade, professores e alunos da escola basica, líderes comunitários e famílias atendidas pela Unidades de Atenção Primária a Saúde locais. Nosso objetivo Inscreve-se no esforço de construir práticas interdisciplinares, usando como estratégia o desenvolvimento de ações intersetoriais e pesquisas científicas com parceiros do território. Trata-se de uma atitude inovadora no âmbito da praxis educativas para formação de profissionais e estudantes da área da saúde, o que colabora com o processo de construção e consolidação do Sistema Único de Saúde. Finalmente, um aspecto relevante do projeto é atuar simultaneamente nas áreas de saúde, educação superior, educação básica e educação popular com linhas de ações previstas no Plano Nacional de Promoção da Saúde e no Plano Nacional de Educação.
Palavras-chave
   Educação em Saúde, Favela, Intersetorialidade, Transdisciplinaridade, Pesquisa-Ação-Participação
Público-Alvo
  População do Bairro de Manguinhos Instituições comunitárias da Favela de Manguinhos (Biblioteca Parque, Associação de Moradores e Centro de Referencia da Juventude) Professores e Alunos de Escolas Públicas Municipais e Estaduais em Manguinhos (Colegio Estadual CIEP Juscelino Kubishec e Escola Municipal Julia Lopes) Profissionais de saúde, funcionários administrativos, residentes e alunos de graduação que atuam nas Unidades de Atenção Primária à saúde: Clínica da Família Victor Valla (Secretaria de Saúde/Municipio do Rio de Janeiro) e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Escola Nacional de Saúde Publica/Fiocruz) Docentes, preceptores e alunos do Programa de Residência em Medicina de Familia e Comunidade do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ. Alunos de graduação (Internato) vinculados ao Departamento de Medicina de Familia e Comunidade da Faculadde de Medicina da UFRJ. Alunos de graduação de outros cursos da UFRJ nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Ciências Humanas. Alunos de pós-graduação de programas afins às áreas de educacao, ensino e saúde coletiva. Tecnicos Administrativos e trabalhadores de nivel médio.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Nucleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório de Estudo das Ciências CCS - Bloco A - Sala 28 Professor: Dr. Gustavo Figueiredo gfigueiredo.ufrj@gmail.com
«« Voltar