«« Voltar
Universidade e Comunidade: compartilhando conhecimento e fortalecendo a luta pelo direito à moradia no Município do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   254578.1327.162135.07122016
De:28/02/2017  à  29/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Mariana Trotta Dallalana Quintans
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  FND - Faculdade de Direito
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como objetivos principais a troca de saberes entre os estudantes e comunidades urbanas de baixa renda do Município do Rio de Janeiro, dentre elas especificamente a Comunidade da Estradinha/Ladeira dos Tabajaras, localizada em Botafogo. Dessa forma, o projeto busca contribuir na formação de uma consciência cidadã que permita ao futuro profissional do direito atuar nos conflitos sócio-jurídicos contribuindo nas transformações relevantes para uma sociedade mais justa, assim como contribuir na efetivação das políticas públicas voltadas para essas comunidades. O presente projeto funda-se no princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e propõe uma formação diferenciada do ensino tradicional dogmático-positivista ainda predominante nas faculdades de direito, proporcionando aos estudantes da graduação em Direito, maior conhecimento dos conflitos sócio-jurídico do município do Rio de Janeiro, especialmente relativos ao direito fundamental à moradia. A equipe trabalhará com os métodos da pesquisa-ação e da educação popular contribuindo para a efetivação dos direitos da comunidade.
Palavras-chave
   direito à moradia, pesquisa-ação, educação popular, assessoria jurídica universitária popular
Público-Alvo
  O projeto tem como público-alvo: (i) a comunidade acadêmica da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ), (ii) os moradores e as moradoras das comunidades pobres do Município do Rio de Janeiro, especialmente na Estradinha, e (iii) militantes de movimentos sociais e comunitários de favelas, envolvidos na luta pelo Direito à Moradia.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Mariana Trotta Dallalana Quintans - UFRJ Unidade: Faculdade de Direito Departamento: Departamento de Teoria do Direito
«« Voltar