«« Voltar
Surdez: comunicação, educação e inclusão
Protocolo do SIGProj:   254565.1484.13350.16052017
De:30/06/2017  à  30/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Celeste Azulay Kelman
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Trata-se de um curso de extensão que possui relevância para o despertar de reflexões e práticas significativas no campo da educação de surdos. O objetivo geral desta atividade é proporcionar expansão e intercâmbio de conhecimentos acerca da temática educação de surdos, com foco nas potencialidades de tais estudantes. Tem como objetivos específicos: construir propostas de recursos didáticos para a utilização em aulas com estudantes surdos; apresentar as estratégias desenvolvidas pelos participantes nas instituições em que possuem/possuirão vínculo ao longo do curso, e expandir os resultados das atividades desenvolvidas em congressos que contemplem a Educação de Surdos. Serão disponibilizadas 60 vagas. O curso destina-se a futuros professores (alunos concluintes da graduação) e, professores que desejem aprofundar-se na temática, já atuantes na rede de ensino pública e/ou privada do Estado do Rio de Janeiro (para que também possam contribuir compartilhando suas vivências com este público e despertando novas inquietações e reflexões a partir dos estudos a serem realizados durante o curso). A duração será de 35 horas. Os certificados serão entregues para os que frequentarem no mínimo 75% das atividades realizadas. As aulas serão realizadas as quartas-feiras, de 14:00 às 17:00, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso iniciará em 16 de agosto e encerrará no dia 18 de outubro, com as apresentações dos recursos didáticos elaborados pelos participantes.
Palavras-chave
   Surdez, Inclusão, Educação de Surdos, Potencialidades, Recursos Didáticos
Público-Alvo
  O curso destina-se a futuros professores (alunos de graduação, da ufrj e instituições externas, que desejem aprofundar-se mais na temática Educação de Surdos para assim estar mais preparados ao deparar-se em classes com tais estudantes Surdos, e, para professores que desejem aprofundar-se na temática que já vivenciam ou não a experiência de ter estudante Surdo em suas classes, já atuantes na rede de ensino pública e/ou privada do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é proporcionar além da abertura a temática de forma mais aprofundada aos estudantes de graduação, também contribuir compartilhando as vivências e desafios já encontrados pelos profissionais que já encontram-se na Rede de Ensino, despertando não somente inquietações, mas gerando reflexões e desenvolvimento coletivo de recursos para possivelmente utilizarem em suas práticas, e certamente divulgarem no final do curso em suas instituições. Esta divulgação será a apresentação de resultados do trabalho final realizado pelos participantes da equipe das instituições que abraçarem o projeto. Acreditamos que o olhar de possível inexperiência prática dos graduandos com o de desafios elencados pelos já professores atuantes na Rede de Ensino poderão suscitar olhares singulares em torno da temática, contribuindo com a elaboração de materiais riquíssimos através da experiência a ser construída na vivência do curso. Nas primeira aulas os estudantes já serão agrupados conforme seus interesses e desafiados a pensar sobre algum recurso didático a ser pensado como facilitador e meio contribuidor à inclusão dos estudantes Surdos nas aulas. Durante o curso, com os debates, leituras e diálogos as reflexões serão ocasionadas e as estratégias irão sendo tecidas pelos participantes com apoio dos professores do Curso, para que no final apresentem suas construções.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   021 998889673 - Larissa Brito (Membro do Grupo de Pesquisa e Mestranda do PPGE/ UFRJ)
«« Voltar