«« Voltar
Qualificação Tecnológica de Professores para Produção de Recursos Pedagógicos no Atendimento do Aluno com Deficiência Intelectual.
Protocolo do SIGProj:   254406.1331.240217.14122016
De:02/04/2017  à  29/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Silvério Luiz de Sousa
Instituição
  IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  UG - PROEX - Reitoria/Pró-Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  NA - Campus Nova Andradina (Apenas consulta)
Resumo da Ação de Extensão
  A prática docente, no contexto atual, exige uma dose de ousadia aliada a diferentes saberes. Em tempos de inovações tecnológicas e mudanças, a questão da formação continuada de professores nos espaços escolares é urgente. Nesta perspectiva a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em suas rotinas de trabalho e em seu cotidiano escolar necessitam de atualizações. Este projeto tem como objetivo geral a formação docente em tecnologia na expectativa de melhor atendimento ao aluno com deficiência intelectual. Visando atender ao objetivo geral proposto, identificamos os principais objetivos específicos:1) aperfeiçoar a utilização do computador no dia a dia na escola; 2) entender a utilização da internet em busca de novos conteúdos e compartilhamento de saberes; 3) compreender a utilização dos editores de textos associados a utilização de imagens e símbolos; 4) utilizar aplicativos para edição de imagens; 5) por fim preparação de objetos didáticos concretos apartir da realidade encontrada no dia a dia em sala de aula. Este projeto inciou-se apartir dos resultados de um projeto de extensão anterior, onde foram produzidas pranchas de comunicação alternativa para alunos com distúrbio na fala. No entanto, observou-se a necessidade de atualização tecnológica dos docentes, buscando melhorias na produção de materiais concretos utilizados em sala de aula e no processo de inclusão em laboratório de informática.
Palavras-chave
   Formação Continuada, Tecnologia, Deficiência Intelectual, Treinamento
Público-Alvo
  Profissionais de Educação da Escola 'Raio de Sol' mantida pela APAE de Nova Andradina. Sendo, pedagogos, professores, coordenadores e profissionais de laboratórios. Todos os docentes envolvidos na ação estão envolvidos no atendimento ao aluno com necessidades especiais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   SILVÉRIO LUIZ DE SOUSA EMAIL: silverio.sousa@ifms.edu.br FONE: 67 9 9693-3426
«« Voltar