«« Voltar
Toque... e se toque! 2017
Protocolo do SIGProj:   253794.1327.97042.06122016
De:06/01/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Alice da Silva Ramos Sena
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto “Toque... e se toque!” utiliza-se de metodologia que permite potencializar as subjetividades dos sujeitos envolvidos através de práticas culturais e artísticas e do aprendizado de Música. Agir e pensar como músico envolve habilidades que dão suporte à compreensão mais ampla dos processos musicais. Este é um assunto da educação e do nosso Projeto. Considerando que a identidade é construída no cotejamento pelos indivíduos entre suas subjetividades e a objetividade contextual, como conceber, pedagogicamente, metodologias de educação em Música, voltadas para as subjetividades e os contextos dos alunos, de idades e classes sociais diferentes de nossa cidade? Quais são os seus anseios e necessidades? Por meio da Prática Musical de Conjunto, focalizada no repertório da Música Popular Brasileira estimula a participação dos alunos na expressão cultural da cidade e pesquisa técnicas de didática que possibilitem o acesso de todos os que querem aprender Música, sem priorizar o talento ou qualquer outro fator discriminatório. O Projeto capacita graduandos em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro a construírem seus próprios arranjos, elaborar o material pedagógico e vivenciar uma educação participativa, com instrumentos musicais de universo cultural de seu aluno: violão, cavaquinho, percussão, ukulele e voz, e o treinamento auditivo baseado no trinômio ouvir-interpretar-criar. Com isso, valorizar a escuta, o exercício da atenção, abstração, domínio do simbólico e posterior apropriação de formas simbólicas da humanidade.
Palavras-chave
   Educação em música, Música Popular Brasileira, Violão Cavaquinho Ukulele Canto e Percussão
Público-Alvo
  Trabalhamos com crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos e idosos. Qualquer pessoa moradora do município do Rio de Janeiro pode participar das oficinas.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   As inscrições para as oficinas de Canto, Cavaquinho, Percussão e Violão podem ser feitas no local, Centro da Música Carioca Artur da Távola, Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, ou através do email: setoque.culturapresente@gmail.com, de 01 de dezembro a 10 de janeiro. As inscrições para as oficinas de Ukulele devem ser feitas pelo email vinicius.vivas@yahoo.com.br
«« Voltar