«« Voltar
Programa Interdisciplinar de Iniciação e Profissionalização Artística - Cia de Dança Contemporânea da UFRJ - Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-Brasileira
Protocolo do SIGProj:   253389.1327.32977.07122016
De:31/01/2017  à  31/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Tatiana Maria Damasceno
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  EEFD - Escola de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  A Cia de Dança Contemporânea da UFRJ é um núcleo de produção artística interdisciplinar que objetiva pesquisar, elaborar trabalhos cênicos, dinamizar oficinas de dança e disseminar os conhecimentos artísticos, pedagógicos da área de dança produzidos na UFRJ para as diferentes camadas da população através da apresentação espetáculos coreográficos, performances e intervenções. Suas ações estimulam a reflexão acerca da arte e de seus processos criativos numa escuta permanente com os anseios dos diversos grupos sociais e grandes questões contemporâneas. Os principais objetivos dessa proposta são: 1) Finalizar a elaboração dos trabalhos cênicos In-Corpo e Fé no Corpo; 2) Apresentar o espetáculo de dança In-CORPO e o solo Fé no Corpo ao longo do ano de 2017 em teatros, lonas e arenas culturais, mostras de dança, encontros, escolas, universidades, etc.; 3) Realizar conversa com o público, de forma a ampliar o entendimento e a melhor apreciação dos espetáculos, contribuindo assim para a política de formação de plateia e o exercício de um olhar sensível e crítico; 4) Promover uma formação mais especializada e crítica sobre o ensino, a criação e a interpretação cênica aos alunos dos cursos da UFRJ participantes das ações da Cia.; 5) Efetuar oficinas de dança; 6) Fortalecer e contribuir com a disseminação de reflexões práticas e teóricas sobre a dança na interface com a cultura; 7) Sensibilizar atores de diferentes comunidades e classes sociais para uma estética de viés popular e multiétnica; 8) Democratizar o acesso de atores oriundos de escolas públicas e comunidades.
Palavras-chave
   Pesquisa, Dança, Criação, Interpretação, Apresentação
Público-Alvo
  O público que pretendemos atingir com as apresentações do espetáculo InCORPO juntamente com a realização de oficinas de dança e diálogos com o público é formado por: Segmentos historicamente excluídos tanto do acesso aos bens e serviços culturais como aos recursos públicos destinados ao campo cultural. Estudantes da rede pública municipal, estadual e federal de ensino fundamental e médio. Estudantes de dança, música e artes. Moradores das comunidades dos entornos dos Campus Universitários da UFRJ e bairros onde acontecem projetos culturais de extensão universitária na cidade do Rio de Janeiro. Universidades, teatros, centros culturais, OGNs, Lonas Culturais.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   https://www.facebook.com/dancacontemporaneaufrj cia email: ciadancadaufrj@gmail.com
«« Voltar