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A Diversidade em Sala de Aula: desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão
Protocolo do SIGProj:   253364.1327.74678.07122016
De:30/03/2017  à  23/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Mônica Pereira dos Santos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Nossa proposta corresponde à um desdobramento de um curso de extensão realizado no ano de 2015. A primeira edição foi realizada em 2016 e a segunda acontecerá em 2017, pelo Laboratório de Pesquisas, Estudos  e Apoio  à  participação  e  à  diversidade  em  Educação  LaPEADE e do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro ­ OEERJ. Trata­-se, portanto, de um curso de formação continuada que  além  de  constituir-­se  em  uma  pesquisa ­colaborativa,  possui, também, um caráter extensionista. Não se baseia em elaboração de cartilhas ou manuais para atuação docente. Ao contrário, por meio de experiências  reais  do  cotidiano  dos  professores,  buscaremos despertar o potencial protagonista da ação docente para a elaboração de  estratégias  pedagógicas  próprias,  que,  intencionalmente, promovam o debate, a identificação e a valorização da diversidade e a  eliminação  das  barreiras  à  inclusão.  Nesta  perspectiva  do referencial teórico eleito para este trabalho, argumentamos que a inclusão em educação está para além das deficiências (abordadas na educação especial)e como proposta deste estudo deve ser entendida como combate a toda e qualquer forma de exclusão e discriminação que  os  sujeitos  da  educação  possam  experimentar.  Ou  seja,  a inclusão é uma proposta onde todos os sujeitos possam ter voz, todos sejam agentes do processo educacional, todos sejam bem vindos e todos sejam capazes de identificar as ações que contrariam os direitos individuais, a diversidade e o exercício pleno da cidadania.
Palavras-chave
   Formação  docente,   Diversidade,   Inclusão  em  Educação,   Práticas Pedagógicas
Público-Alvo
  Acesso gratuito ao curso destinado ao público externo, ou seja, à professores e membros de equipes gestoras de escolas públicas da educação  básica  e,  em  especial,  aos  atuantes  em  classes comuns/escola regular.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   lapeadeoeerj2017@gmail.com
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