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Projeto Escola Laboratório
Protocolo do SIGProj:   253234.1333.32586.07122016
De:25/12/2016  à  25/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCSo - Centro de Ciências Sociais
Unidade de Origem
  DEI - Departamento de Educação I
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto Escola Laboratório-uma alternativa de melhoria de qualidade do Ensino Fundamental, vinculado ao Departamento de Educação I, na condição de projeto de extensão universitária, 21 anos de história gerando resultados significativos, tais como, 17 monografias de graduação, quatro de pós-graduação e uma tese de doutorado, além de inúmeros artigos publicado em Anais e livros, resumos, trabalhos completos e comunicações e apresentações em forma de posters em eventos da área, por bolsistas, voluntários e professores do referido projeto. Assim, visamos promover o desenvolvimento de práticas de extensão na perspectiva da indissociabilidade entre as ações formadoras que constituem o campo acadêmico e, com isto, gerar apropriação de saberes docentes de forma crítica e com relação de sentido. O projeto com base na Extensão/pesquisa, produziu conhecimentos no campo da alfabetização e dos letramentos múltiplos de professores, bolsistas e alunos matriculadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, campo de estágio ou não. Um exemplo dessa produção feita pela coordenadora do projeto com o grupo de estudos, foram os Atos de Leitura Triangulada (ALT), uma Atividade Orientadora de Ensino voltada para as práticas de letramento múltiplos. Compreende-se, ainda, que a questão da alfabetização de vulneráveis se insere no arcabouço de Direitos Humanos em educação possibilitando. Fundamenta-se numa extensão universitária crítica, na ecologia de saberes proposta por Boaventura Santos, na Teoria Histórico Cultural de Vigotski, na Teoria da Atividade em Leontiev, na questão da leitura e da escuta em Éllie Bajard, letramentos sociais, Brian Street, no ato de ler em Paulo Freire.
Palavras-chave
   Alfabetização, Letramento, Formação, Atos de Leitura Triangulada, Letramento Digital
Público-Alvo
  Os grupos priorizados das nossas ações são potencialmente, as crianças em situação de alta vulnerabilidade social matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas; adolescentes com histórico de insucesso escolar no campo da alfabetização; Professores/as da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental; funcionários da empresa terceirizada que manifestam interesse em fazer os cursos de Alfabetização digital e Letramento digital; estagiários do curso de pedagogia; Bolsista, voluntari@s dos cursos de graduação da UFMA e outras instituições parceiras.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Redes sociais, site da instituição, facebook, mídias impressas etc.
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