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ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS (2006 - 2015): a produção intelectual de crítica às práticas curriculares para a Educação Infantil
Protocolo do SIGProj:   253216.1292.272156.28112016
De:02/12/2016  à  01/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Antonieta Luvizotto Marques da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente pesquisa objetiva realizar a análise crítica da implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e a antecipação da obrigatoriedade da escolarização a partir da promulgação da Lei n. 11.274/2006 e seus possíveis efeitos na Educação Infantil. Para tal, propomos como percurso metodológico a pesquisa qualitativa a partir de publicações encontradas na base dedados da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e as produções do banco de dados da Biblioteca de Dissertações e Teses (BDTD) no período de 2006 a 2015. A investigação repousa no questionamento da organização da primeira etapa da educação básica e seus desdobramentos políticos e pedagógicos, tomando as práticas curriculares como objeto. As análises baseiam-se nas hipóteses de diminuição da oferta, desorganização das práticas de ensino, sistemáticas de avaliação equivocadas e garantia de direito à educação, restrito ao acesso à escolarização. No âmbito das análises empregamos um sistema teórico a partir de conceitos trazidos da educação crítica, tais como ideologia, hegemonia, desigualdade e conhecimento poderoso. Assim, a escola é compreendida como um espaço cultural para o entendimento das contradições observadas diante das práticas curriculares para a Educação Infantil.
Palavras-chave
   1) Ensino Fundamental de 9 Anos, 2) Currículo, 3) Práticas Curriculares
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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