A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA
Protocolo do SIGProj: 253204.1292.272150.28122016
De:02/03/2015 à 02/03/2019
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
Este projeto de pesquisa de doutorado, em andamento, tem como objeto de estudo a formação continuada de professores que ensinam matemática pautada na parceria universidade e escola. As discussões terão respaldo nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e, em particular, da Teoria da Atividade proposta por Leontiev, fundamentadas no materialismo histórico dialético. O objetivo é investigar os sentidos atribuídos pelos principais sujeitos implicados, às ações desenvolvidas em um programa de formação de professores que ensinam matemática na educação básica, que envolve articulação entre a universidade e a escola, vinculado à Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí. O estudo se desenvolverá mediante abordagem do materialismo histórico dialético e a coleta de dados ocorrerá a partir de experiências vivenciadas em encontros específicos, discussões coletivas, entrevistas e documentos escritos. No decorrer desta proposta também serão descritos o contexto e origem da pesquisa, os sujeitos, alguns conceitos teóricos e metodológicos, procedimentos e considerações.
Palavras-chave
Articulação Universidade e Escola, Teoria Histórico-Cultural, Formação Continuada de Professores
Público-Alvo
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
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