«« Voltar
A COCONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Protocolo do SIGProj:   253004.1292.150975.25112016
De:02/08/2014  à  02/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Frederico Fonseca Fernandes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa tem como objetivo analisar ações de coconstrução de conhecimento matemático em ambientes virtuais de aprendizagem, em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática, ofertado na modalidade a distância, em uma Instituição de Ensino Superior pública. A disciplina é ofertada neste curso regularmente, e será investigada uma das turmas da disciplina, quando do uso de atividades que serão planejadas segundo diretrizes da abordagem do “Estar Junto Virtual Ampliado”, e ministradas pelo autor da pesquisa, a fim de promover ações de interação e a coconstrução de conhecimento matemático, a partir do uso das tecnologias digitais disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, aos alunos regularmente matriculados no ano de 2016. Os dados serão coletados do ambiente virtual de aprendizagem e a partir de entrevistas com os alunos. Para análise dos dados nos apoiaremos nos estudos sobre o Construcionismo; o “Estar Junto Virtual”; os fundamentos da psicologia cultural e a perspectiva coconstrutivista na educação. Espera-se que, ao final desta pesquisa, tornem-se evidentes elementos de como ocorre a coconstrução de conhecimento matemático em uma disciplina de um curso de formação de professores na modalidade a distância, a partir de aulas propostas segundo as diretrizes da abordagem do “Estar Junto Virtual Ampliado”, parte do construto teórico da presente tese.
Palavras-chave
   Estar Junto Virtual, Formação de Professores, TDIC
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar