ARTIGO DE OPINIÃO: LEVANTAMENTO DOCUMENTAL DO GÊNERO NOS ESCRITOS OFICIAIS DA REDE ESTADUAL MINEIRA E SUL-MATO-GROSSENSE E ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Protocolo do SIGProj: 252895.1292.247505.30112016
De:10/02/2016 à 27/02/2018
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
Esta pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento documental em dois documentos oficiais: o Conteúdo Básico Comum – CBC – do estado de Minas Gerais e o Referencial Curricular – RC – do estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que busca verificar como e sob quais pressupostos são propostas as competências e habilidades do gênero Artigo de Opinião ao longo do ensino fundamental – anos finais. A partir da análise e do diálogo com as fontes, pretende-se propor uma Sequência Didática (SD), com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero. O presente trabalho ancorar-se-á no arcabouço da Linguística Aplicada - Moita Lopes (2006); Kleiman (1998) e Vilaça (2010), por meio dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) – Bronckart (1999, 2006, 2008) e Machado (2005), além dos estudos de Gênero Textual e Discursivo - Bakhtin (2003); Bakhtin e Volochinov (1992); Cristovão (2007); Lousada (2009); Machado (2006) e Motta-Roth (2005). No âmbito das exigências do Mestrado Profissional (PROFLETRAS), este projeto intervirá no 9º ano de duas escolas dos estados demarcados, a fim de subsidiar conhecimentos aos alunos, no tocante da produção de tipologias argumentativo-opinativas. As produções dos alunos emergidas da (SD) serão analisadas por meio da elaboração de um Modelo Didático (MD) de análise do gênero, ancorado no aporte teórico-metodológico do (ISD).
Palavras-chave
Documentos oficiais, Gêneros textuais, Modelo didático de gênero, Sequência didática, Artigo de opinião
Público-Alvo
Situação
Atividade CONCLUÍDA
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