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INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A POLÍTICA DE COTAS PARA NEGROS NA UFMS (2013-2015)
Protocolo do SIGProj:   252686.1292.128566.22112016
De:29/02/2016  à  31/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Karoline dos Reis Macedo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa integra-se a Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdu/CCHS/UFMS. Constitui também parte do Projeto de Trabalho mais amplo, denominado “Política de Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste”. As instituições de educação superior realizam uma seleção na qual, na maioria das vezes, prosseguem sua trajetória escolar aqueles pertencentes à cultura privilegiada nos conteúdos escolares, excluindo assim, as “minorias sociais”. As Cotas surgiram justamente da necessidade de possibilitar aos membros destes grupos, negros, indígenas, estudantes egressos do ensino médio público e com renda per capita inferior de até Um (1) salário mínimo e meio, o ingresso à Educação Superior. Porém, o acesso não se efetiva somente com a possibilidade de ingresso, mas sim, com as condições de permanência nos cursos de graduação, possibilitando assim a conclusão do curso. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar as estratégias de permanência dos estudantes negros cotistas, nos cursos de Graduação em Direito, Medicina e Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos anos de 2013 à 2015. (UFMS).
Palavras-chave
   Política de Cotas, Ação Afirmativa, Educação Superior.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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