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Ciência, direito e dispositivos educacionais: modos de produção de mundos e subjetividades
Protocolo do SIGProj:   252569.1327.161086.07122016
De:30/11/2017  à  27/11/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Arthur Arruda Leal Ferreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo deste projeto é poder acompanhar em diferentes cenários os novos modos de ordenamento social, as controvérsias e estratégias de solução em função da adoção de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Investigar com alguns grupos específicos e intervir junto a eles é crucial para construir outros modos de vida coletiva baseados na apropriação ativa de novos conhecimentos e tecnologias e principalmente na reflexão das controvérsias emergentes. Estas novas tecnologias são reputadas como fonte de mudanças radicais em várias dimensões da nossa vida moderna, como as formas de regulação, participação e coesão social. Assim, pensar o social é, ao mesmo tempo, promover uma reflexão sobre o modo de produção e organização do conhecimento científico e tecnológico, e sobre as mútuas implicações entre ciência, tecnologia e sociedade. O projeto aqui proposto, baseado na articulação entre professores do Instituto de Psicologia e da Coppe da UFRJ, visa avançar no estudo sociotécnico das políticas e das práticas científicas, governamentais, empresariais e coletivas relacionadas às novas TICs. na sua implementação, o projeto buscará: 1) fortalecer um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de um projeto sobre temáticas de interesse coletivo (no direito, economia comunitária e divulgação científica); 2) formar estudantes do ensino médio à pós-graduação, com capacidade para uma compreensão sociotécnica das TICs nas questões mobilizadas pelas: 3.1) relações complexas entre informática e sociedade como as suscitadas por moedas socioeducativas; e 3.2) relações controversas entre ciências, tecnologias e lei (como aparecem nos tribunais atualmente) e fronteiras entre deficiência e normalidade.
Palavras-chave
   Educação, moedas socioeducativas digitais, informática e sociedade, TICs, coprodução entre ciência e direito.
Público-Alvo
  Comunidades de Niterói; Discentes do Ensino Médio de Niterói e Rio de Janeiro; Discentes da Graduação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   arleal1965@gmail.com fernando_severo@yahoo.com.br danimartinss@gmail.com
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