«« Voltar
LEITURA, ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS POTENCIALIDADES DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Protocolo do SIGProj:   252516.1296.63521.23112016
De:19/02/2017  à  20/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Daniele Correia
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INQUI - Instituto de Química
Unidade de Origem
  CSP/INQUI - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como foco investigar as leituras de (dimensão do ensino) e sobre o uso de Textos de Divulgação Científica (dimensão da pesquisa) associados às estratégias de leitura, feitas por professoras de Física em formação, nos distintos momentos de suas pré-regências, regências e pós-regências que compõem o Estágio Profissional do curso de Física Licenciatura da UFSM. Mais especificamente, no projeto pretendemos analisar, detalhadamente, como se dá o processo de desenvolvimento das atividades de ensino e de pesquisa envolvendo TDC, pelas licenciandas, durante os dois anos em que a pesquisa se desenvolveu nas disciplinas do Estágio Profissional em Física (os dados já foram coletados entre os anos de 2013 a 2015, mas não foram analisados em sua totalidade). Nesse sentido, na dimensão do ensino, vamos investigar como acontece o processo de elaboração, de planejamento, de implementação e de avaliação das leituras de Textos de Divulgação Científica (TDC) nas regências de estágio. Na dimensão da pesquisa, propomo-nos a investigar como se dá o processo de construção de artigos científicos (referentes a implementação das atividades de leitura de TDC implementadas no estágio supervisionado) pelas licenciandas. Para tanto, serão utilizados referenciais teóricos das áreas da Linguística e da Educação em Ciências para analisar os registros orais e escritos produzidos pelas licenciandas durante os distintos momentos do estágio supervisionado. Como resultados esperados desta pesquisa, elencamos a produção de artigos científicos e a parceria-colaborativa entre docentes da UFMS, UFSM e USP.
Palavras-chave
   Leitura, Ensino, Pesquisa, Formação de Professores, Divulgação Ciêntífica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CANCELADA
Contato
  
«« Voltar