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História e educação para o Patrimônio: oficinas didáticas na/para a formação de professores.
Protocolo do SIGProj:   252486.1296.178892.25112016
De:02/01/2018  à  30/07/2022
 
Coordenador-Extensionista
  Jaqueline Ap. Martins Zarbato
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FACH - Faculdade de Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta de projeto sobre a formação de professores com ênfase na História e Educação para o patrimônio cultural pretende fomentar as abordagens sobre o campo da valorização da cultura, da diversidade, bem como da utilização de temáticas que ampliem os elementos didático-históricos que podem ser utilizados nas aulas de história da Educação Básica. Neste sentido, insere-se nesta proposta, outras discussões sobre a formação de professores, que enfocam as dimensões das Políticas públicas de educação, principalmente no que tange a fundamentação e inovação de abordagens históricas. Permitindo com isso, que os sujeitos que passam pelo processo de formação, através das oficinas didáticas e temáticas, tenham diferentes contribuições para o entendimento sobre as concepções de Estado,enredando as dimensões política e as dimensões de poder e saber que envolvem a manutenção e preservação do patrimônio, da memória, dos sujeitos históricos, e que podem emergir em diferentes projetos inovadores no âmbito da Ciência e Tecnologia. Isso porque, as oficinas pretendem possibilitar que os professores construam diferentes projetos que podem ser inseridos nas escolas em que atuam e, numa análise prévia, percebe-se a necessidade de utilizar as ferramentas tecnológicas como arcabouço para as dimensões histórico-didáticas.
Palavras-chave
   ensino de história, formação de professores, patrimônio
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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