«« Voltar
Orientação e educação em saúde aos responsáveis de crianças e adolescentes atendidos nas Clínicas de graduação I e II de Odontopediatria, de Atenção Primária em Odontologia (APO) e da Clínica de Bebês da Faculdade de Odontologia da UFRJ
Protocolo do SIGProj:   252210.1327.176438.07122016
De:26/01/2017  à  26/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Andréa Fonseca Gonçalves
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FO - Faculdade de Odontologia
Resumo da Ação de Extensão
  A realização de ações educativas em salas de espera é uma importante ferramenta para transmitir conhecimentos sobre cuidados de saúde bucal aos responsáveis de crianças e adolescentes, enquanto aguardam o término da consulta. O presente projeto tem como objetivo implementar um programa de orientação e educação em saúde aos responsáveis de crianças e adolescentes atendidos nas Clínicas de Odontopediatria I, II, de Atenção Primária em Odontologia (APO) e de Bebês do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFRJ. Esse projeto será realizado por acadêmicos de Odontologia, alunos de especialização em Odontopediatria, com orientação de mestrandos, doutorandos e de docentes na área. Serão realizadas atividades em sala de espera, onde um tema específico relacionado à saúde bucal, como: a doença cárie, o traumatismo dentário, maloclusão, hábitos bucais deletérios, dentre outros, serão abordados. Serão utilizados folders, elaborados pelos alunos, macromodelos, fotografias e tabletes com material interativo, a fim de proporcionar uma melhor compreensão dos pais ao tema. Os alunos permanecerão, durante todo o período da atividade, em contato direto com os responsáveis, dando explicações, realizando demonstrações, retirando dúvidas e esclarecendo mitos, o que propiciará a captação de ideias e comentários. Todas as dúvidas, os assuntos que despertarem maior interesse e métodos mais eficazes de abordagem e linguagem, serão observados para posterior aprimoramento da atividade. Acredita-se que esse método de abordagem, sem presença de estigmas e julgamentos, propiciará maior participação e conforto dos responsáveis no processo de aprendizagem em saúde bucal, permitindo uma atuação ativa nas práticas de saúde.
Palavras-chave
   Educação em Odontologia, Promoção de Saúde, Saúde Bucal, Relações Comunidade-Instituição
Público-Alvo
  O público alvo preferencial serão os pais/responsáveis de crianças e adolescentes atendidos nas clínicas de Odontopediatria I, Odontopediatria II, APO e de Bebês, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como as ações são educativas, uma vez o conhecimento adquirido ele é repassado para além da Sala de Espera das referidas clínicas, tendo em vista que os alunos levarão as informações para os pais/responsáveis e estes para seus familiares e amigos. Além disso, haverá capacitação dos professores e alunos que permitirá a transmissão deste conhecimento para além das atividades desenvolvidas no projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar