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'Quem são eles? Quem eles pensam que são? Significados e significantes do Projeto Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-grandense'
Protocolo do SIGProj:   251808.1292.1519.21112016
De:06/03/2016  à  06/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Dayana de Oliveira Arruda
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa problematiza os jogos de interesses entre o proposto versus práticas efetivas, do Projeto “Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-grandense (TRAJE)”, executado pela Escola Municipal Osvaldo Cruz, em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. A referida Escola tem entre seus propósitos, escolarizar em nível de ensino fundamental, jovens de 15 a 17 anos, agrupados por um conjunto de características consideradas semelhantes – nível de aprendizagem – reconduzidas a um exame minucioso, cujo resultado os classifica pelas anomalias, tanto de ordem cultural, econômica e social. À luz dos referenciais teórico-metodológicos foucaultianos, a pesquisa intenta desmistificar e redimensionar relações de saberes e poderes, imbricadas em um aparato institucional-escolar, permeado por resistências e práticas de não pertencimento aos sujeitos envolvidos. Utilizando de observações não estruturadas, entrevistas em grupo e individuais como técnicas para coleta e registro de informações, o objetivo desta investigação é de compreender os significados e significantes do Projeto TRAJE entre os jovens a ele vinculados. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2016) cujos princípios norteiam o Projeto Político Pedagógico (2016) da referida Escola, bem como a Proposta Especial que institui o Projeto TRAJE (2015) e ainda o Regimento Escolar (2016), correspondem ao conjunto de instrumentais normativos a serem utilizados nesta investigação, para análise e correlações. Como resultados esperados, esta pesquisa converge esforços na constituição de novos saberes acerca de uma realidade escolar específica, mas propícios a repensar a escola pública em suas diversas dimensões, para além de sua estrutura, funções e finalidades pedagógicas.
Palavras-chave
   Escolarização, Condições de exclusão, Regularizações
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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