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Raciocínio Lógico e Matemática Básica: Como equacionar problemas?
Protocolo do SIGProj:   251554.1295.212501.31102016
De:28/02/2017  à  29/06/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Michelle de Oliveira Parreira
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  RGT - Registro
Resumo da Ação de Extensão
  Após ter tido experiência em Curso de Raciocínio Lógico Matemático no 'Preparatório do Vestibulinho da Escola da Embraer' e preparatório para 'Concursos de Sargento de Aeronáutica e Enem' durante dois anos na Escola Nova Progressão em São José dos Campos, percebi que o ensino na modelagem do problema matemático, não na matemática bruta ensinada em sala de aula, faz despertar no aluno o raciocínio de problemas cotidianos e isso auxilia em seu desenvolvimento na aprendizagem da matemática convencional. E os resultados deste ensino são evidentes. A realização de cursos FIC para capacitar os alunos do 8.o e 9.o ano de escolas públicas e privadas promoverá o melhor desempenho desses alunos no processo seletivo para os cursos do IFSP Registro além de, principalmente, melhorar seu desempenho no ensino médio, tornando o aproveitamento do conteúdo ministrado mais efetivo. Capacitar os alunos no desenvolvimento de raciocínio lógico matemático de conceitos fundamentais através de resolução de problemas matemáticos cotidianos acerca dos conceitos básico-fundamentais da matemática. A proposta deste curso é que ele seja ministrado nas escolas municipais e/ou estaduais, já que a comunidade tem problema com relação ao transporte público até o IFSP. As aulas serão em salas de aulas convencionais com uso de quadro negro e giz. As aulas serão expositivas e práticas, através de resolução de vários exercícios. Estes exercícios serão problemas matemáticos cotidianos retirados de provas de concursos e vestibulinhos referentes à idade escolar.
Palavras-chave
   Matemática Básica, Raciocínio Lógico, Equacionar problemas, Ensino Fundamental
Público-Alvo
  O foco é para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, porém pode ser estendido aos alunos do ensino médio que possuem muita dificuldade de desenvolvimento matemático e raciocínio lógico de conceitos básicos
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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