«« Voltar
Práticas translíngues na escola pública: repertórios críticos, criativos e transformativos
Protocolo do SIGProj:   249863.1133.71387.14112016
De:06/03/2017  à  20/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Nara Hiroko Takaki
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  GAB/CPAQ - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa a elaborar e executar práticas sociais-pedagógicas (oficinas/workshops semanais) para expandir a autoria de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública. O enfoque baseia-se na expansão de repertórios e recursos translíngues, multimodais diferenciados e na formação docente e discente seguindo orientações epistemológicas-ontológicas-metodológicas atuais que se abrem para a criação de espaços de performatividades e aprendizagens criativas, críticas e coletivas. O projeto envolve alunos do sexto ao nono anos do ensino fundamental e alunos em formação inicial do curso de Letras de universidade pública, uma oportunidade para a geração de insumos que subsidiam a entrada de alunos no ensino médio, o estágio supervisionado e a formação em pré-serviço e a continuada. A abordagem enfatiza a metodologia qualitativa, interpretativa e exploratória na elaboração de oficinas/workshops com noções de letramentos críticos e multimodais. Essa iniciativa que conta com uma parceria entre universidade e escola pública, por meio de oficinas/workshops realizadas no espaço desta última, propicia a compreensão das diferenças de identidades, práticas de letramentos sociais que integram as duas comunidades. Dessa forma, esse trabalho auxilia ambas as instituições a se apropriarem de aspectos translíngues, transculturais e transdisciplinares que ressignifiquem desenhos de currículos e suas práticas da perspectiva educacional crítica, inclusiva e transformativa em contextos emergentes de diferenças e superdiversidades.
Palavras-chave
   parceria universidade e escola pública, práticas multimodais, translíngues, transcullturalidades e transdisciplinaridades
Público-Alvo
  O referido projeto de extensão destina-se a discentes do ensino Fundamental de uma comunidade externa (EE Romalino Alves de Albres).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contato pessoal nas salas de aulas da escola EEAA para a divulgação do projeto e colocação de cartazes nos espaços físicos dessa escola.
«« Voltar