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Ressignificando saberes:os jogos virtuais como espaços de (re)aprendizagens constantes
Protocolo do SIGProj:   249075.1292.21602.21102016
De:02/08/2015  à  02/08/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Iury Feitosa da Rocha
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  A presente pesquisa busca investigar quais elementos estão presentes nos jogos digitais mercadológicos que podem contribuir de forma produtiva na produção de conhecimentos situados e na formação de cidadãos críticos para a sociedade contemporânea. Partiu-se da premissa de que os jogos digitais são artefatos de práticas sociais com interação social, seja de seres humanos entre si e/ou com as plataformas (consoles e computadores). E, cientes de que a Universidade deve manter em fluxo contínuo o vínculo de saberes com a sociedade, optamos por desenvolver um trabalho que aproximasse esse objeto da Academia. É deste contexto que surge nossa problemática, pois, apesar da grande receptividade que os jogos digitais têm na sociedade extra-acadêmica, ainda são poucas as pesquisas acadêmicas que tratam desse objeto da perspectiva de letramentos críticos, principalmente no Brasil. Como forma de delimitação da pesquisa escolhemos o jogo para computador intitulado Homefront: the revolution, da empresa Crytek. O referencial teórico deste trabalho envolve trabalhos na área de Letramentos, Filosofia e Sociologia, tornando-o transcultural em sua composição e transdisciplinar no desenvolvimento metodológico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meios bibliográficos e com fins investigativos, descritivos e analíticos. Nossas expectativas são as de que esta pesquisa possa subsidiar o desenvolvimento de saberes a todos os sujeitos envolvidos no complexo processo de construção de conhecimentos contextualizados.
Palavras-chave
   Jogos digitais, Letramentos críticos, Hibridismo
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
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