«« Voltar
Gestão escolar, Autonomia, e Políticas Educacionais: perspectivas e possibilidades
Protocolo do SIGProj:   245663.1113.49173.06092016
De:07/07/2016  à  13/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Claudio Fernandes da Costa
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis
Unidade de Origem
  DED - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A Gestão escolar é uma das atividades centrais no desenvolvimento da Educação Pública. As mudanças que vem sofrendo sobretudo com as reformas da Educação Básica brasileira, a partir do anos de 1990 colocam esta atividade em forte relação com as Políticas Educacionais. Neste sentido, O PDE e o IDEB lançados em 2007 com o objetivo expresso de melhorar a qualidade da educação, em sintonia direta com os Exames Externos, viabilizam dados e análises com vistas a mudanças das políticas e paradigmas educacionais. Tais exames possuem um marco teórico-pedagógico comum e consensual, por isso configuraram-se com um forte indutor curricular. No centro desta formulação encontra-se uma concepção de conhecimento fortemente relacionada ao desenvolvimento de competências. Neste cenário, a presente proposta tem como objetivo discutir e analisar como a gestão escolar, atravessada pelas políticas educacionais atuais, sobretudo as Avalidações Externas, participa da reforma da Educação Básica brasileira, considerando-se a autonomia e a participação como eixos de sua configuração democrática na perspectiva da 'Sociedade Brasileira'. Esta proposta busca ainda uma integração com pesquisadores e pesquisas correlatas de outras universidades, bem como da própria Uff. No caso da Uff, buscamos interagir com pesquisadores dos outros dois cursos de Pedagogia da universidade, ou seja, Niterói e Pádua. Buscamos nesta parceria intra e interinstitucional integrar e ampliar a reflexão sobre esta temática que julgamos de grande relevância.
Palavras-chave
   Gestão Escolar, Autonomia, Política Educacional
Público-Alvo
  Educadores e estudantes interessados no tema.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar