«« Voltar
ATIVIDADES LÚDICAS NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PAULO FREIRE
Protocolo do SIGProj:   245160.1295.249847.17102016
De:31/01/2017  à  27/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Henrique Leal
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  PRC - Piracicaba
Resumo da Ação de Extensão
  O que você sabe sobre jogos, atividades lúdicas e brincadeiras em geral? Quais jogos aprendeu na escola e quais aprendeu fora dela? Como ocorreu o seu processo de aprendizagem desses conhecimentos? Como você desenvolve estes conhecimentos em suas aulas? Como seus alunos apreendem e aprendem os jogos, as brincadeiras e as atividades lúdicas? Neste curso - destinado a docentes da rede municipal de ensino de Piracicaba - realizaremos reflexões e vivências sobre os processos de ensino e de aprendizagem dos jogos, atividades lúdicas e brincadeiras na escola, tendo como referência a pedagogia dialógica de Paulo Freire. Para tanto, vivenciaremos jogos e brincadeiras envolvendo pessoas e grupos socialmente marginalizados e oprimidos, educação das relações étnico-raciais e de gênero, pessoas com deficiência e cultura africana, por exemplo, sendo especificados dois momentos: um mais voltado à Educação Infantil e outro com maior direcionado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, teremos o diálogo, o respeito e reconhecimento dos saberes de experiência feitos, tal qual a autonomia, como imperativos éticos para todos os seres humanos, o que inclui nossos alunos, nossas alunas e a todos e todas nós no contexto escolar, vislumbrando, concomitantemente, a leitura de mundo e a transformação social.
Palavras-chave
   Formação de professores, Atividades lúdicas para crianças, Jogos e brincadeiras, Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental
Público-Alvo
  Professores e professoras da educação básica e demais profissionais da área da Educação interessados(as) na temática.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar