«« Voltar
O Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática em Contextos Colaborativos
Protocolo do SIGProj:   244910.1292.55139.08092016
De:14/09/2017  à  02/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Fatima de Souza Miola
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INMA - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
  PPGEM - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa tem como objetivo de investigar que fatores podem promover o Desenvolvimento Profissional de professores de Matemática ao participarem de um projeto desenvolvido por meio da metodologia da Pesquisa Colaborativa, a pesquisa está atrelada ao projeto de pesquisa “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste” vinculado ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC). Trata-se de uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Para isso, analisaremos dois sujeitos de um grupo de professores de Matemática que participaram do projeto Observatório da Educação - OBEDUC núcleo UFMS. Esta investigação utiliza o aporte teórico-metodológico da Teoria Histórico Cultural segundo Vygotsky. Analisaremos os dados produzidos durante os três anos desse projeto, principalmente, as entrevistas individuais, coletivas e as sessões reflexivas. Esperamos que ao término dessa pesquisa possamos contribuir para as pesquisas sobre formação continuada de professores de matemática em contexto colaborativo, bem como para a formação de professores de matemática e seu desenvolvimento profissional, como também para as políticas públicas de formação continuada de professores de matemática da rede pública de ensino.
Palavras-chave
   Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional, Pesquisa Colaborativa.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar