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Criancistas
Protocolo do SIGProj:   244893.1400.121294.14122017
De:12/11/2017  à  29/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa Carrijo
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUP - Campus de Palmas
Unidade de Origem
  PED - PEDAGOGIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  A LDB veio representar um ganho importantíssimo para a etapa da Educação Infantil, pois, em decorrência da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), busca-se a promoção do direito das crianças por atendimento em escolas infantis. A política universalizante está, assim, voltada e comprometida em assegurar o direito de todos os cidadãos, no caso específico aqui analisado, a educação de qualidade para as crianças pequenas em nível municipal. Conforme asseveram Nunes e Kramer (2013, p.35), tornou-se consenso em nossa sociedade, estabelecido em lei, “que as crianças de todas as raças/etnias, religiões, classes sociais, origens e locais de moradia, gêneros [...] têm direito à educação [...]. Além disso, as crianças devem ter acesso a uma educação “que amplie seu desenvolvimento, seu universo cultural, o conhecimento de mundo físico e social, a constituição de sua subjetividade e a autoestima”. Isso só pode ser efetivado se o olhar da sociedade para a criança percebê-la como cidadã. Segundo Nunes e Kramer (2013, p.35), “no Brasil, a Educação Infantil é entendida como um todo indissociável, institucionalizada em espaços educativos formais em creches, pré-escolas ou centros de educação infantil”. Dessa forma, a opção pelo binômio educar-cuidar é, conforme Nunes e Corsino (2011,p.332), o resultado dos debates entre duas dimensões - a político-administrativa e a técnico-científica. Isso incide diretamente na formação de professores para atuar na Educação Infantil e nas formas como estes atores sociais estão percebendo a primeira etapa da Educação Básica e como veem as crianças.
Palavras-chave
   educação infantil, conceito de criança, professores infantis
Público-Alvo
  Professores da Secretaria Municipal de Educação de Palmas-TO e alunos do Curso de Pedagogia: Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho; CMEI Pequeninos do Cerrado; CMEI Sonho Encantado; CMEI Aconchego
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O nosso contato com a servidora Simone Maria Alvez Lima (setor de capacitação da SME).
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