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Trabalho e desgaste em docentes de instituições públicas de educação superior brasileiras
Protocolo do SIGProj:   244770.1292.12046.24112016
De:02/03/2016  à  02/04/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Franciele Ariene Lopes Santana
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O trabalho docente na universidade é permeado por atribuições que não ficam restritas a ministrar aulas, envolvem produções científicas, orientações, extensão universitária, atividades administrativas, entre outras. Isso por si só não é preditor de doenças, desde que se tenha um ambiente que permita o livre desenvolvimento das atividades laborais. Contudo, estudos apontam que aspectos deste trabalho tem levado ao adoecimento. Assim,, o objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre o trabalho e possíveis formas de mal – estar docente nas públicas brasileiras. Trata-se de um estudo teórico, configurado numa Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Esta metodologia será desenvolvida em seis etapas: 1°: Nomeação do tema e seleção da questão de pesquisa; Definição de estratégias de busca; dos descritores; e, das bases de dados; 2°: Construção de critérios de inclusão e exclusão – Inclusão: Artigos, teses e dissertações publicados em língua portuguesa ou inglesa, desde que tenham como foco de estudo a questão do mal-estar/adoecimento de professores de IES públicas brasileiras. Como recorte temporal optou-se pelo ano de 1996 quando da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que descreve, entre outros aspectos, especificamente sobre os profissionais da educação e sobre a organização do ensino superior no país, até o ano de 2016; Exclusão: Estudos com Professores de universidades privadas, comunitárias; do ensino infantil, básico e médio. 3°: Identificação das publicações pré-selecionadas: leitura do resumo, palavras – chave e título das publicações, 4°: Categorização dos estudos selecionados; 5° Etapa: Análise e interpretação do material; 6°: Apresentação do relatório.
Palavras-chave
   Universidade Pública Brasileira, Adoecimento docente.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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