«« Voltar
Observatório de publicidade expandida
Protocolo do SIGProj:   243664.1276.229878.28072016
De:03/04/2016  à  03/03/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Patrícia Cecília Burrowes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
  Trata-se de criar um 'Observatório de Publicidade Expandida',em que se analisam criticamente ações de comunicação de marketing. Baseado num grupo de discussão permanente de professores e alunos, o Observatório promoverá oficinas de leitura crítica da publicidade (media literacy) e manterá um Blog, estes, oferecidos ao público por discentes, bolsistas ou voluntários, sob a orientação dos professores envolvidos no projeto. Por meio do Blog e das Oficinas será constante a interação dialógica com a sociedade. O discurso do marketing está cada vez mais presente no cotidiano de todos nós. Aparece não só nos bem delimitados formatos tradicionais da publicidade, mas também sob roupagens novas, mais sutis, que recebem nomes como native advertising, advergaming, product placement, ou simplesmente 'produção de conteúdo'. A esse conjunto chamamos aqui de 'publicidade expandida'. Em todos os casos a técnica da comunicação é empregada não para informar simplesmente, mas para tentar produzir o efeito de persuasão que seduza o público a consumir, ou aspirar a consumir, certos produtos, serviços e marcas. Trata-se de estratégias de retórica e de estética que trabalham a linguagem dos diferentes meios (nos aspectos textual e visual) de forma a tornar mais atraentes, mais desejáveis, quase irresistíveis os produtos e serviços oferecidos. A proposta é observar o cenário da comunicação e, a partir da análise de casos selecionados, apontar tendências e revelar ao público não especialista as estratégias de comunicação persuasiva aí empregadas. Ou seja, promover a literacia mediática voltada para o ramo da publicidade expandida.
Palavras-chave
   Publicidade, leitura critica, criatividade, persuasao, etica
Público-Alvo
  Estudantes do ensino médio, dos colégios de aplicação e de cursos pré-vestibulares sociais; estudantes universitários de outros cursos e habilitações especialmente, da UFRJ e UFF; mídia-ativistas; projetos sociais e público interessado em geral, através do blog.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   obs.observatorio@gmail.com
«« Voltar