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Construção dos processos de leitura e da apreensão do conhecimento a partir de uma proposta inter/transdisciplinar
Protocolo do SIGProj:   243302.1146.3986.19092016
De:03/10/2016  à  03/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Sandra Espíndola Macena
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Letras-Português - Coordenação do Curso de Letras-Port/Esp
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de trabalho tem como referência a teoria da complexidade, a pedagogia por projetos e os multiletramentos. Pretende-se um trabalho no qual o(s) tema(s) surjam como sugestão dos próprios cursistas, a saber, as crianças/adolescentes da Escola Municipal Agostinho - Reserva Indígena de Dourados, viés da Pedagogia por Projetos. Neste viés, os projetos serão executados a partir dos alunos em conjunto com as professoras e a coordenadora do projeto, representando a universidade e as professoras da escola, representando a comunidade escolar indígena em questão. Com relação à teoria da complexidade serão levados em conta os operadores cognitivos dialógicos (inter/transdisciplinaridade), em que os alunos vão interagir com textos escritos, filmes, documentários músicas, poemas, entrevistas, enfim estabelecendo um diálogo entre as linguagens e as disciplinas que surgirem inerentes aos temas abordados, por exemplo, espaços geográficos, contexto histórico, multiculturalismo, multilinguismo, entre outros, além dos operadores cognitivos recursivo e retroativo, hologramático, sistêmico-organizacional, entre outros. Quanto aos multiletramentos, os vários recursos tecnológicos, bem como as várias linguagens dialogando dentro de um todo serão indispensáveis na execução dos trabalhos.
Palavras-chave
   Inter/transdisciplinaridade, Novos Paradigmas, Educação.
Público-Alvo
  Crianças/adolescentes e professores da escola Agostinho da Reserva Indígena de Dourados.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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