«« Voltar
Rastreamento da doença renal crônica (DRC) associado a estratégias de educação e conscientização na população do município de Dourados, MS (Cópia) 16-06-2016
Protocolo do SIGProj:   240300.1263.32798.27062016
De:31/12/2016  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marcio Eduardo de Barros
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCS - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Unidade de Origem
  Med. - Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como propostas fundamentais desenvolver atividades de capacitação e aprimoramento teórico de graduandos de cursos da área da saúde, principalmente em Nefrologia, visando auxiliar a população com medidas preventivas. Estas atividades serão realizadas com auxílio dos docentes especializados vinculados a UFGD, UEMS e UNIGRAN contando ainda com o apoio e colaboração de palestrantes convidados. No Brasil, estima-se que cerca de 1,4 milhões de indivíduos tenham problemas renais, mas 70% não sabem disso. Em 2013, o número estimado de pacientes dialíticos, segundo a Associação Brasileira de Nefrologia (SBN), era 100,397, com estimativa de que 31,351 pacientes em hemodiálise estão na fila de espera para transplante renal. Este número deve dobrar nos próximos 10 anos e podem prejudicar os orçamentos destinados à Saúde Pública em países desenvolvidos. Assim, tal projeto tem como prioridade estabelecer ações de prestações de serviços dos acadêmicos à sociedade, realizando procedimento simples, mas com grande validade para detecção de anomalias das funções renais em nossa população.
Palavras-chave
   Extensão, Saúde, Nefrologia, Prevenção, DRC
Público-Alvo
  O projeto visa a organização para a Liga Acadêmica de Nefrologia de Dourados, que tem como público alvo graduandos de cursos superiores da área da saúde: Medicina (UFGD), Nutrição (UFGD), Psicologia (UFGD e Unigran) e Enfermagem (UEMS), para atividades teóricas e práticas. Palestras para população douradense de modo geral, abrangendo aproximadamente 500 pessoas e acompanhamento de pessoas com nefropatia.
Situação
  Atividade
Contato
   marciobarros@ufgd.edu.br
«« Voltar