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Avaliação das Habilidades Básicas de Aprendizado em Autistas submetidos a um sistema de comunicação por troca de figuras
Protocolo do SIGProj:   238580.1221.219669.30052016
De:31/07/2016  à  29/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Luiza Bossolani Martins
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAR - Câmpus de Paranaíba
Unidade de Origem
  GAB/CPAR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Os Transtornos do Espectro do Autismo são doenças manifestadas nos primeiros anos de vida da criança, que acarreta prejuízos para o seu desenvolvimento. O objetivo desse projeto é verificar se intervenções com crianças diagnosticadas com TEA, segundo os critérios diagnósticos do DSM-IV/V, utilizando a estratégia de ensino PECS (Picture Exchange Communication System), sistema de comunicação por troca de figuras, aumentam as habilidades básicas de aprendizado, de maneira que este tenha condições de adquirir autonomia na comunicação funcional não-verbal. Os pais e monitores também serão treinados para aplicar o método de ensino. Participarão da pesquisa duas crianças com quatro anos de idade, que serão acompanhadas por dois discentes do Curso de Psicologia da UFMS/CPAR. Primeiramente, será aplicado o método ABLA-R (avalia habilidades básicas de aprendizado) e como avaliação complementar o teste de inteligência não verbal R-2. Após essa etapa serão iniciadas as sessões com o método PECS durante oito meses e posteriormente, os testes ABLA-R e o R-2 para verificar se houve mudança no padrão encontrado das habilidades básicas de aprendizado e Quociente Intelectual, respectivamente, antes da intervenção com PECS. Assim, será possível verificar se o PECS é capaz de aumentar as habilidades básicas de aprendizado da criança.
Palavras-chave
   Transtornos do Espectro do Autismo, intervenção analítico-comportamental, comunicação funcional não-verbal
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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