ESTUDO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE MUDANÇAS DE REAGENTES UTILIZADOS EM PESQUISA E EM EXPERIMENTOS DIDÁTICOS.
Protocolo do SIGProj: 238260.1221.45916.20052016
De:31/07/2016 à 31/07/2017
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
GAB/CPTL - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
Apesar da quantidade de resíduos gerados nas instituições de ensino e pesquisa, representar 1% dos resíduos perigosos gerados em um país em desenvolvimento, estes apresentam diversidade que dificultam a padronização das formas de tratamento e disposição final, principalmente por suas particularidades, classificados como perigosos, uma vez que apresentam características tóxicas, corrosivas, reativas, inflamáveis e patogênicas, como metais pesados, solventes halogenados e materiais biológicos infectantes, provenientes das atividades de ensino, pesquisa e extensão (ALBERGUINI et al., 2005).
Na UFMS- CPTL– Unidade II há necessidade de realizar um plano de gerenciamento de resíduos, considerando o crescente aumento de aulas laboratoriais que utilizam produtos químicos, em virtude da expansão dos cursos de graduação oferecidos.
Primeirmente será feito um diagnóstico das reações químicas utilizadas e resíduos gerados, em aulas e em pesquisas.
Depois será feito um levantamento bibliográfico avaliando possibilidades de substituição ou modificação, um estudo da reações químicas, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e como diminuir sua toxicidade.
Com isso será confeccionada uma apostila de experimentos didáticos, substituição ou reutilização quando possível de reagentes químicos; que será proposto como procedimento aos docentes e técnicos.
Isso possibilitará estabelecer procedimentos corretos que irão contribuir com a manutenção da gestão de resíduos.
Palavras-chave
Resíduos químicos, reações quimicas didáticas, gestão de resíduos
Público-Alvo
Situação
Atividade
Contato