«« Voltar
ESTUDO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE MUDANÇAS DE REAGENTES UTILIZADOS EM PESQUISA E EM EXPERIMENTOS DIDÁTICOS.
Protocolo do SIGProj:   238260.1221.45916.20052016
De:31/07/2016  à  31/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Elida de Paula Moraes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  GAB/CPTL - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Apesar da quantidade de resíduos gerados nas instituições de ensino e pesquisa, representar 1% dos resíduos perigosos gerados em um país em desenvolvimento, estes apresentam diversidade que dificultam a padronização das formas de tratamento e disposição final, principalmente por suas particularidades, classificados como perigosos, uma vez que apresentam características tóxicas, corrosivas, reativas, inflamáveis e patogênicas, como metais pesados, solventes halogenados e materiais biológicos infectantes, provenientes das atividades de ensino, pesquisa e extensão (ALBERGUINI et al., 2005). Na UFMS- CPTL– Unidade II há necessidade de realizar um plano de gerenciamento de resíduos, considerando o crescente aumento de aulas laboratoriais que utilizam produtos químicos, em virtude da expansão dos cursos de graduação oferecidos. Primeirmente será feito um diagnóstico das reações químicas utilizadas e resíduos gerados, em aulas e em pesquisas. Depois será feito um levantamento bibliográfico avaliando possibilidades de substituição ou modificação, um estudo da reações químicas, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e como diminuir sua toxicidade. Com isso será confeccionada uma apostila de experimentos didáticos, substituição ou reutilização quando possível de reagentes químicos; que será proposto como procedimento aos docentes e técnicos. Isso possibilitará estabelecer procedimentos corretos que irão contribuir com a manutenção da gestão de resíduos.
Palavras-chave
   Resíduos químicos, reações quimicas didáticas, gestão de resíduos
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar