«« Voltar
Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula: investigando o clima escolar na cidade de Paranaíba – MS (Cópia) 20-05-2016
Protocolo do SIGProj:   238221.1221.221341.23052016
De:31/07/2016  à  31/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Juliana Aparecida Matias Zechi
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAR - Câmpus de Paranaíba
Unidade de Origem
  GAB/CPAR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto em questão faz parte de uma pesquisa interinstitucional realizada por professores pesquisadores da UNICAMP, UNESP e UFMS que tem como objetivo construir, testar e validar instrumentos para avaliar o clima escolar em alunos do 7º ao 9º ano, docentes e gestores de escolas públicas e privadas. Entende-se por clima escolar, o conjunto de percepções dos integrantes da comunidade escolar em relação à instituição que evidencia os elementos relacionados à organização, as estruturas pedagógica e administrativa, e também as relações sociais que ocorrem neste ambiente. Sabe-se que o clima não influencia somente na aprendizagem como também no convívio escolar. O objetivo desse projeto de iniciação científica é compreender e avaliar, a partir de instrumentos elaborados na pesquisa maior, o clima escolar em alunos do ensino fundamental (7º ao 9º ano) e ensino médio, docentes e gestores de escolas públicas e privadas na cidade de Paranaíba - MS. Os instrumentos elaborados englobam várias dimensões, sendo estas: aprendizagem, relacionamentos sociais, segurança, justiça, participação, infraestrutura e pertencimento. Os dados serão analisados estatisticamente e teoricamente possibilitando assim, contribuições de pesquisas nessa área, como também a ampliação do conhecimento sobre a realidade escolar, sendo possível elaborar intervenções mais eficazes.
Palavras-chave
   clima escolar, escola, convivência
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar