«« Voltar
Conhecendo o passado para compreender o presente e preservar o futuro – visita aos museus e laboratórios da USP
Protocolo do SIGProj:   237713.1125.223815.19052016
De:06/06/2016  à  06/06/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Julio Cesar Pissuti Damalio
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  AVR - Avaré
Resumo da Ação de Extensão
  Apesar das grandes transformações ocorridas no ensino de Ciências e Biologia, elas ainda caracterizam-se como um ensino teórico não vinculado ao cotidiano do aluno. Dessa forma, faz-se necessária uma reflexão sobre as estratégias usadas no ensino, fazendo com que o aluno melhore seu entendimento sobre as transformações que ocorrem na natureza. Nesse contexto, a experimentação se torna imprescindível para gerar discussão e reflexão a partir de modelos que representam a realidade da natureza. O presente evento tem como objetivo uma visita técnica a alguns museus e laboratórios da Universidade de São Paulo. Especificamente, serão visitados os museus de Anatomia e de Geociências. Nesse último, os alunos conhecerão a Oficina de réplicas, onde são desenvolvidas réplicas de fósseis em resina e gesso. Os alunos também visitarão o Instituto Butantan, passando pelos museus Históricos, Biológico e de Microbiologia, além de terem contato com os animais e pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Evolução. Todos os locais visitados contarão com monitores, que farão uma explicação a respeito das coleções. Ao final do evento espera-se que os alunos tenham um conhecimento prático, contextualizado com o ensinado em sala de aula, além de terem despertado o prazer pela Ciência, ao terem contato com outros profissionais e grandes laboratórios e museus.
Palavras-chave
   Visita técnica, Anatomia, Butantan, Geologia, IFSP-Avaré
Público-Alvo
  Alunos regularmente matriculados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - Campus Avaré
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar