«« Voltar
II Oficina de jogos lúdicos como espaço de socialização e estimulação cognitiva
Protocolo do SIGProj:   236618.1113.119236.30062016
De:19/07/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cecilia Souza Oliveira
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PUCG - Polo Universitário de Campos dos Goytacazes
Unidade de Origem
  CPS - Departamento de Psicologia de Campos dos Goytacazes
Resumo da Ação de Extensão
  A utilização de jogos, realizados em um ambiente tanto quanto mais próximos das atividades de vida diárias e atividades instrumentais, pode ser uma ferramenta útil para indivíduos das mais diversas faixas etárias para o treino de habilidades cognitivas. O objetivo geral deste projeto é promover a estimulação cognitiva através de jogos lúdicos e da socialização. A oficina contará com a participação de 20 idosos que são alunos na Universidade para a Terceira Idade. A oficina é organizada com a utilização de três momentos por encontro: 1) um deles é de atualização dos conteúdos sociais, econômicos e de saúde do país, 2) o segundo momento constitui da realização de exercícios da apostila e 3) o terceiro momento da utilização de jogos a fim de promover a estimulação cognitiva e a interação entre as idosas participantes. Neste momento, um dos jogos é voltado para atividades de “maior exigência cognitiva” cujas atividades são mais relacionadas à utilização de estratégias, raciocínio, lógico, capacidade de planejamento, atenção concentrada e dividida ou memorização. Já o outro jogo usualmente consiste em uma ativiade mais lúdica. Espera-se que através deste trabalh a oficina de jogos lúdicos, estimulação cognitiva e socialização seja pautada em três pilares: 1) a compreensão das funções cognitivas com desenvolvimento de atividades para a sua estimulação mais adequada, 2) a utilização dos jogos lúdicos como ferramenta para proporcionar a utilização de estratégias, flexibilidade mental, controle inibitório, os processos atencionais, mnésticos e funções executivas e 3) socialização que será influenciada pela condição do encontro na oficina
Palavras-chave
   jogos, cognição, idosos
Público-Alvo
  participarão 20 idosos da oficina de jogos lúdicos e estimulação cognitiva, 5 alunas do curso de graduação em psicologia que auxiliarão no planejamento, execução e avaliação da oficina e 1 coordenadora da ação.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   a divulgação será realizada na própria uff de campos dos goytacazes na rua josé do patrocínio, número 71 através de cartazes além de informar os idosos que frequentam outras oficinas da UNITI por meio da internet.
«« Voltar