«« Voltar
Atendimento Clínico Nutricional nas Alergias e/ou Intolerâncias Alimentares e Doença Celíaca com repercussões Nutricionais e/ou digestórias. (Cópia) 02-05-2016
Protocolo do SIGProj:   236494.1113.48979.03052016
De:31/12/2015  à  31/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Telma Moreira de Mattos
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMN - Faculdade de Nutrição
Unidade de Origem
  MND - Departamento de Nutrição e Dietética
Resumo da Ação de Extensão
  As alergias e Intolerâncias alimentares, assim como a doença celíaca, são um grave problema que atinge um percentual crescente e significativo da população, principalmente nos grandes centros urbanos. O seu curso desenvolve com vários problemas de saúde desde asma, dermatite até repercussões do trato gastrointestinal e consequentemente repercussões nutricionais. A necessidade de uma alimentação balanceada para estes grupos se torna uma tarefa de difícil execução, em virtude ao desconhecimento das substituições mais adequadas na alimentação diária. Desta forma o presente projeto pretende acompanhar através do Ambulatório de Nutrição Clínica, indivíduos com alergias e Intolerâncias alimentares, assim como a doença celíaca que apresentem intercorrências nutricionais e/ou digestórias, estabelecendo uma conduta dietoterápica adequada ao quadro clínico desenvolvido por estes pacientes de forma gratuita. Ainda estão previstas como atividades desde a criação de uma home-page com conteúdo de utilidade pública, com dicas de novos produtos e substituições adequadas de alimentos como outras atividades dentro do eixo temático como: a realização de palestras junto a clientela e seus familiares, sobre temas atuais e pertinentes; a elaboração de manual com receitas especiais destinadas a este público, a princípio, isenta de glúten e lactose; promover grupos de estudos e pesquisa, objetivando a orientação de monografias de mestrado, especialização e trabalho de conclusão de curso de graduação, e a divulgação destes resultados através de publicações em revistas científicas especializadas.
Palavras-chave
   Alergias, Intolerâncias, Celíaco, Alimentação saudável
Público-Alvo
  Comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense e seus familiares, assim como pacientes oriundos do Município de Niterói, que sejam portadores de Alergias/Intolerâncias Alimentares e Doença Celíaca com repercussões Nutricionais e/ou digestórias, que necessitem de atendimento nutricional especializado.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar