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Gênero e Diversidade: o Trabalho Desenvolvido Por Professores Indígenas do Gênero Masculino Com Crianças de Educação Infantil
Protocolo do SIGProj:   235865.1221.46576.13052016
De:31/07/2016  à  30/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Josiane Peres Gonçalves
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPNV - Câmpus de Naviraí
Unidade de Origem
  GAB/CPNV - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  As relações entre diversidade e gênero estão presentes na sociedade e consequentemente nas instituições escolares. Em geral, na educação infantil quase não existem docentes do gênero masculino por se entender que as atividades relativas à educação de crianças são mais adequadas às mulheres, despertando o interesse em melhor entender essa realidade em escolas indígenas que tenham professores homens. Assim, este plano de trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que tem como objetivo investigar as opiniões da comunidade escolar de uma aldeia indígena de Mato Grosso do Sul sobre o trabalho desenvolvido por professores indígenas do gênero masculino com crianças de educação infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa, serão realizados estudos no grupo de pesquisa para uma melhor compreensão do assunto e preparação para a coleta de dados. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, será realizada, por meio de entrevistas semiestruturadas, em algum município de MS que tenha professores homens atuando em turmas de educação infantil em uma escola indígena, sendo então entrevistados os gestores educacionais, professores do gênero masculino e familiares de crianças. Os resultados serão analisados e sistematizados em forma de artigos científicos para serem apresentados em eventos e publicados em revistas indexadas.
Palavras-chave
   Relações de gênero, professores homens, diversidade, cultura indígena.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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