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III Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas (III SAACA)
Protocolo do SIGProj:   235779.1113.139598.22052016
De:22/09/2016  à  23/09/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PUVR - Polo Universitário de Volta Redonda
Unidade de Origem
  VFI - Departamento de Física
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta de realização do III SAACA - III Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas originou-se das discussões do grupo de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), que conta com a participação de professores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), ambos pertencentes ao Pólo Universitário de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF), e com pedagogos e fonoaudiólogos, os quais, juntos, investigam estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças portadoras da síndrome autística. Com base nessa investigação, o grupo vem desenvolvendo ferramentas digitais que colaborem para o aperfeiçoamento da comunicação do indivíduo autista e para a aprendizagem da língua portuguesa e da matemática. O III Simpósio sobre Ambientes de Aprendizagem para Crianças Autistas tem a pretensão de se consolidar como referência na área proposta. Com esse objetivo, serão convidados para o evento especialistas em diversas áreas de estudos sobre autismo e educação. A intenção é construir uma robustez temática, localizando, discutindo e propondo alternativas para a problemática que envolve o ocorrência do autismo no Brasil. A realização do simpósio é um desdobramento dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa e extensão do projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), bem como uma ampliação do escopo analítico, com o intuito de aglutinarmos mais pesquisas e estudos voltados para o que consideramos ser de imensa importância.
Palavras-chave
   simpósio, autismo, aprendizagem, educação, inclusão socila
Público-Alvo
  A intenção é reunir um conjunto de pesquisas de profissionais da saúde, professores, pós-graduandos, graduandos, pais e responsáveis por autistas que tenham como tema central questões relacionadas a aspectos como comunicação, interação e aprendizagem do autista. Isso porque pensamos que a preocupação com esse indivíduo e o empenho para sua socialização, com melhoria da qualidade de vida, fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   veracaminha@puvr.uff.br
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