«« Voltar
Leitura e interpretação de textos basicos nos anos inciciais nas escolas publicas de Dourados MS
Protocolo do SIGProj:   235518.1226.207008.28042016
De:31/07/2016  à  31/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Leila Hiroko Kodama dos Santos
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Pedagogia - Coordenação do Curso de Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
   Este projeto visa estimular e criar hábitos e gosto pela leitura para desenvolvimento e crescimento cultural e intelectual. Sabe-se que por meio da leitura proporcionamos que o aluno viaje dentro do universo mundial criando expectativas de desenvolver hábitos de olhar crítico dentro da sociedade, podendo expor suas ideias e contextualizar sua vivência no grupo ao qual pertence. De acordo com Paulo Freire (1984), aprender a ler, a escrever, a alfabetizar-se é, antes de qualquer coisa, aprender a ler o mundo, compreender o contexto, não mais na manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Para ele, primeiro há a “leitura” do mundo, depois a leitura da palavra para assim constituir palavra mundo. Como diria Smith (1978), (apud Kato1985), leitura é um processo, no qual o leitor participa com uma aptidão que não depende, basicamente, de sua capacidade de decifrar sinais, mas sim de sua capacidade de dar sentido a eles, compreendê-los. Nessa perspectiva, a leitura deve ser entendida como uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presente na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um visto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo. (Koch 2006). Sabe-se que os professores de maneira geral, pelo número e diversidade existente na escola por mais que se esforce é tarefa difícil proporcionar o nível que se deseja para que o aluno leia e interprete o mundo em que vive.
Palavras-chave
   matemática, língua portuguesa, leitura
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar