«« Voltar
GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO: PROPOSTAS DE AÇÕES PREVENTIVAS CONSTRUÍDAS COM A PARTICIPAÇÃO DE GESTORES E TRABALHADORES
Protocolo do SIGProj:   235317.1180.49853.02052016
De:01/05/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Maria do Socorro Márcia Lopes Souto
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  DEP - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Resumo da Ação de Extensão
  Apesar da indústria da construção contribuir significativamente para a movimentação da economia e desenvolvimento do país, ela também apresenta um quadro preocupante nos assuntos relacionados às condições de trabalho, ou seja, a gestão da segurança e saúde no trabalho. No estado da Paraíba, o número de acidentes em canteiros de obras vem aumentando gradualmente, preocupando os instituições governamentais, empresariais e sindicais do setor. Nesse contexto, justifica-se esse projeto de extensão com a motivação de consolidar a participação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através do grupo de estudos Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção (SSTIC), com o proposito de difundir conhecimento acerca de boas práticas de gestão da segurança e saúde no trabalho em empresas construtoras, além de construir propostas de ações preventivas com a participação de gestores e trabalhadores das referidas empresas. Espera-se com esse projeto que essa Instituição de Ensino Superior contribua para a ação social de transformar os canteiros de obra em ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Palavras-chave
   segurança, saúde, construção, gestão, trabalhador
Público-Alvo
  Público Interno: discentes do curso de engenharia de produção e engenharia civil. Docentes do Departamento de Engenharia de Produção. Público Externo: gestores e trabalhadores do setor da construção associados aos sindicatos das respectivas categorias.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar