«« Voltar
Formação de professores ma produção audiovisual como estratégia da construção do conhecimento numa perspectiva da Aprendizagem Significativa
Protocolo do SIGProj:   235166.1237.67559.25042016
De:31/05/2016  à  29/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Katia Aparecida da Silva Aquino
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
  CAP - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta situa-se no âmbito da experiência que vem, exitosamente, sendo desenvolvida em turmas de terceiro ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp-UFPE), em particular no ensino de química. Essa experiência teve início em 2012, quando houve a introdução da estratégia de produção de vídeos pelos estudantes como parte dos instrumentos de avaliação de conteúdos. Tal experiência intitulada Quimicurta tem por finalidade desenvolver competências e habilidades relacionadas com a articulação de uma produção audiovisual e os temas trabalhados durante o ano letivo na perspectiva de uma reconciliação de saberes. A ênfase dos temas trabalhados nos curtas do Quimicurta é em química orgânica que faz parte da programação de conteúdos destinada para os terceiros anos. É importante destacar que o Colégio de Aplicação da UFPE, enquanto instância voltada à formação de professores e de experimentação pedagógica. é um locus natural para o desenvolvimento desse tipo de experiência. Contudo, surge a necessidade de socialização das contribuições pedagógicas das produções do Quimicurta e este projeto visa fazer uma formação de professores e licenciandos a fim de disseminar e popularizar a prática da produção audiovisual no ensino básico como estratégia para a construção do conhecimento numa perspectiva da Aprendizagem Significativa.
Palavras-chave
   audiovisual, formação, estratégia de ensino, cinema
Público-Alvo
  professores de educação básica de licenciandos
Situação
  Atividade
Contato
   oficinasquimicurta@gmail.com
«« Voltar