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Formação de Cidadania: Desenvolvendo as Habilidades Sociais para Resolução de Conflitos na Escola
Protocolo do SIGProj:   234333.1180.51908.01052016
De:01/05/2016  à  29/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Patricia Nunes da Fonsêca
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CE - Centro de Educação
Unidade de Origem
  CPP - DEPARTAMENTO DE PSICOPEDAGOGIA
Resumo da Ação de Extensão
  O crescente número de ações violentas dentro dos espaços escolares é uma realidade da sociedade brasileira que traz à tona a necessidade de propostas que resultem em soluções práticas e eficientes. Portanto, este projeto tem como objetivo geral capacitar os discentes para um melhor domínio das habilidades sociais tornando-os capazes de resolverem conflitos interpessoais. Pretende-se contar com a participação de 80 alunos, do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental II. Além disso, participarão dois discentes e dois docentes da UFPB. Assim, após a autorização do (a) diretor (a) da instituição, serão iniciadas as quatro etapas, a saber: etapa de avaliação da realidade escolar, etapa de intervenção, etapa de reavaliação e etapa de implantação do núcleo de mediação escolar. Os dados serão analisados por meio de um protocolo de observação, um roteiro de entrevista sobre os conflitos e as estratégias de resolução, além da versão brasileira do Sistema de Avaliação das Habilidades Sociais (Social Skills Rating System – SSRS-BR), adaptada por Bandeira, Del Prette, Del Prette e Magalhães (2009). A partir disto, espera-se que o projeto promova o fortalecimento dos princípios básicos de cidadania e permita a implantação de um núcleo de mediação escolar, o qual fortalecerá e empoderará a comunidade escolar, especialmente os alunos a lidarem com os conflitos interpessoais.
Palavras-chave
   Habilidades sociais, discente, conflito, escola, psicopedagogia
Público-Alvo
  O projeto será desenvolvido em uma Escola Estadual de João Pessoa, localizada no município de Mangabeira. A escola atende a um público de classe socioeconômica média baixa do referido bairro, sendo caracterizada por ter alto índice de violência. Pretende-se contar com a participação de 80 alunos, do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental II. Além disso, participarão dois discentes e dois docentes da UFPB
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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