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Diversificação de práticas docentes no ensino de Ciências/Química no cotidiano escolar
Protocolo do SIGProj:   233697.1180.201322.29042016
De:01/05/2016  à  01/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Carina Gabriela de Melo e Melo Barbosa
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CCA - Centro de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  DCFS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS E SOCIAIS
Resumo da Ação de Extensão
   De acordo com as orientações curriculares para o ensino básico, o processo de ensino e aprendizagem deve se constituir em uma prática ativa, permeada por conjuntos de competências gerais e articulação de conhecimentos. Observa-se uma concepção de ensino e aprendizagem de Ciências e Química, onde os métodos seguem uma padronização aliada à transmissão e assimilação de conteúdos, levando os alunos à uma passividade em relação ao método, aos recursos e à aprendizagem. Com isso é fundamental uma formação docente direcionada para a diversificação de práticas de ensino, vinculando a teoria e a prática e contribuindo para a utilização dos conhecimentos em situações contextualizadas. As atividades práticas não precisam seguir padrões, apresentando caráter superficial, mecânico e repetitivo e nem se condicionar à recursos sofisticados. Devem estar vinculadas aos fundamentos da Ciência com investigação, observação e interpretação de fenômenos através de pesquisas, estudo do meio, projetos de pesquisa, vídeos/filmes, entre outros. A atividade de caráter investigativo como uma prática diversificada é uma estratégia que, diante de uma situação-problema, o professor desempenha o papel de orientador/mediador na discussão de questionamentos, no planejamento da investigação, no levantamento de evidências, além de introduzir conceitos e promover a autonomia ao aluno na construção de conhecimentos. Diante do exposto o projeto tem como objetivo desenvolver habilidades e competências em licenciandos em Química da Universidade Federal da Paraíba e contribuir para a formação do professor através da utilização de práticas diversificadas no cotidiano escolar.
Palavras-chave
   Ensino, Química, Ciências, Investigação
Público-Alvo
  Docentes da Universidade Federal da Paraíba; discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba; professores de Ciências/Química e alunos do Sistema Educacional da rede pública da cidade de Areia-PB.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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