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NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO: A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Protocolo do SIGProj:   233322.1180.42339.29042016
De:01/05/2016  à  29/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Roberto Marinho da Silva Filho
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CCHSA - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
Unidade de Origem
  DGTA - DEPARTAMENTO DE GESTÃO E TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL
Resumo da Ação de Extensão
  Muito tem se falado sobre a importância da educação nutricional em instituições de ensino para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, mas pouco se conhece a respeito de ações que promovam alimentação saudável nas escolas e outras instituições de ensino. Este conhecimento é essencial para aperfeiçoar e/ou criar estratégias pedagógicas e políticas de promoção e prevenção da saúde. Dentro do exposto, o presente estudo tem como objetivo a realização de educação nutricional com pré-escolares através de métodos lúdico-pedagógicos. Participarão do trabalho crianças com idades entre 4 a 8 anos, de escolas públicas situadas no município de Remígio/PB. A cada encontro as crianças serão incentivadas a participar de atividades de cunho lúdico que envolvam histórias infantis, atividades artísticas, teatros, jogos e músicas relacionadas à alimentação e nutrição. As atividades serão realizadas quinzenalmente, com duração prevista de 01/05 a 30/12 de 2016. Estas proporcionarão as crianças maiores interações com os alimentos, assimilação de novos conceitos, resultando assim, num aprendizado contínuo e sequencial sobre nutrição e alimentação. A educação nutricional é um processo de aprendizagem em que os envolvidos podem aprender e se comprometer com uma alimentação adequada, que proporciona melhor condição de saúde e está diretamente ligada à redução da incidência de doenças na idade adulta.
Palavras-chave
   Educação nutricional, Pré-escolares, Nutrição
Público-Alvo
  Estudantes do ensino infantil e fundamental vinculados às instituições de ensino municipal e estadual na cidade de Remígio, Paraíba. São alunos com famílias de baixo grau de escolaridade e remuneração inferior ou igual a um salário mínimo, desprovidos de conhecimento específico sobre horta escolar como eixo gerador de dinâmicas comunitárias, educação ambiental, alimentação saudável e sustentável.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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